Métodos de relaxamento podem aumentar ansiedade

Meditação e yoga podem causar ainda mais ansiedade em pessoas que sofrem com o transtorno, diz novo estudo.

Meditação e yoga te deixam mais ansiosa? Calma: você não está sozinha! Uma pesquisa de 2019 feita por pesquisadores da Universidade do Estado da Pensilvânia mostrou que algumas pessoas tendem a evitar qualquer tipo de exercícios de relaxamento porque isso as deixam ainda mais ansiosas.

Na pesquisa, publicada no Journal of Affective Disorders, os pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia analisaram 96 estudantes e perceberam que os mais ansiosos evitavam relaxar em exercícios voltados para esse fim.

De acordo com os médicos, esse mecanismo é na verdade uma forma de defesa para impedir que eles “baixem a guarda” por um momento e acabem tendo que se preocupar novamente depois ao sofrer uma grande decepção, por exemplo.

Michelle Newman, uma das autoras do estudo, pesquisa há alguns anos a ansiedade induzida por relaxamento, conceito conhecido desde a década de 1980. Com a pesquisa, ela comprovou uma antiga suspeita: a de que a condição seja causada pela tentativa dos pacientes em evitar o contraste de emoções, ou seja, passar do estado de ansiedade para o de relaxamento e depois para um momento de estresse causado por algum acontecimento ruim.

Como o estudo foi feito?

Os pesquisadores recrutaram 96 estudantes de universidade, dos quais 32 sofriam de transtorno de ansiedade generalizada, 34 têm depressão e 30 com nenhum transtorno.

Com eles no laboratório, os médicos fizeram exercícios de relaxamento antes de fazê-los assistir a vídeos que estimulavam sentimentos de medo ou tristeza.

Os participantes então responderam um questionário para revelar quão sensível eles eram às mudanças em seu estado emocional. Os médicos queriam saber se algum deles considerava que o exercício de relaxamento poderia ajudar a lidar com emoções negativas.

Na sequência, os pesquisadores repetiram os exercícios de relaxamento e pediram que outro questionário fosse preenchido para medir o nível de ansiedade durante o segundo ciclo de relaxamento.

Ao analisar as respostas os pesquisadores detectaram que pessoas com transtorno de ansiedade generalizado eram mais sensíveis aos picos acentuados de emoção, como ir de um momento de relaxamento para outro de susto ou estresse.

Essa sensibilidade foi ligada à ansiedade que eles sentiram durante as sessões de relaxamento.

O mesmo efeito foi observado nas pessoas com depressão, embora não tão forte.

Por que isso é tão importante?

Os autores do estudo esperam que, com essas informações, os médicos e outros profissionais responsáveis por cuidar de pessoas com transtornos como ansiedade e depressão tenham um novo olhar nas formas de orientar os pacientes a lidarem com suas doenças.

Eles também acreditam que seria importante analisar esse mesmo efeito em outros transtornos, como síndrome do pânico e depressão persistente.

* Informações retiradas de reportagem de Danielle Sanches publicada em 02/08/2019 no site ViveBem Uol

Recomendações da Gabi

Relaxar e descansar é fundamental para se livrar do estresse, e vencer a ansiedade ou a depressão. Porém nem todas as práticas funcionam para todos.

A ate de relaxar está ligada a 3 fatores básicos: intenção, prazer e descanso. Antes de escolher a sua atividade de relaxamento, é muito importante entender como você funciona.

Algumas pessoas vão sentir prazer em ficarem sozinhas, para outras isso não é tão legal, e pode gerar ainda mais desconforto.

Algumas pessoas são mais racionais, outras preferem o mundo das sensações. Uma pode preferir ler, a outra pode escolher fazer artesanato.

Não existe uma regra, existe o que funciona pra você.

Você pode ir testando, até encontrar algo que você gosta, e conseguir se dedicar, sem esforço nem estresse. Ou pode encurtar esse caminho com seu mapa de funcionamento em mãos, e ter um atalho para identificar quais atividades serão mais eficientes para te ajudar a relaxar. Saiba Mais sobre o Mapa Aqui!

Gabriela Modesto

Meu trabalho é ajudar mulheres que estão com vontade de comprar uma passagem só de ida pra Lua para fugir de todos os problemas. E ajudo mulheres exaustas e sobrecarregadas a se livrarem do estresse, ansiedade, burnout e depressão. Eu acredito que toda mulher merece viver uma vida plena, feliz e serena!

Website: https://gabrielamodesto.com.br