As 5 Feridas Emocionais

Se você soubesse disso antes, teria evitado muitos problemas nos seus relacionamentos e na sua vida!

Sempre que eu atendo uma mulher com dificuldades na sua vida amorosa, a primeira coisa que eu faço é mostrar o quanto as pessoas não se conhecem.

E eu não estou falando de conhecerem uma à outra, estou falando de não CONHECEREM A SI MESMAS, não saberem como sua mente e suas emoções funcionam.

Se você ainda não sabe como você mesma funciona, como pode exigir que o outro mude, ou pior, como você pode esperar que ele te entenda?

Eu posso te garantir uma coisa: metade dos problemas e conflitos do seu relacionamento não precisavam existir, e no momento em que você souber como as 5 feridas emocionais estão registradas no seu sistema nervoso, você vai parar de exigir tanto do parceiro. E melhor, depois disso você vai poder se relacionar com ele de maneira diferente: respeitando as 5 feridas emocionais dele.

Antes de te mostrar como é possível identificar as feridas emocionais de uma pessoa para entender os pontos fortes e os pontos fracos, tanto da mente quanto das emoções de cada um, eu quero que você anote essas feridas e já tente perceber com quais delas você mais se identifica (pode ser mais de uma). Por enquanto pense só em você, não tente avaliar o seu parceiro, Ok?!

As 5 Feridas Emocionais são: rejeição, abandono, manipulação, humilhação e traição.

Essas 5 feridas emocionais, surgem de cinco sensações básicas, que são registradas durante nosso desenvolvimento. A verdade é que a sua mente foi programada para evitar ressentir essas feridas.

E por que eu uso a expressão evitar “RESSENTIR”? Porque você já sentiu essas sensações com muita intensidade quando a sua mente e o seu corpo estavam se formando.

E observe que aqui eu começo a colocar o SEU CORPO na nossa conversa, porque é o formato dele que vamos utilizar para entender como a sua mente funciona e como o seu sistema neurológico está programado. 

Isso porque tanto o seu corpo quanto a sua mente foram formados durante o processo de desenvolvimento e mielinização do seu sistema nervoso. Para o conteúdo não ficar muito longo, eu explico em outra oportunidade como cada etapa forma cada traço de caráter, e como ele molda a mente e o corpo.

É importante lembrar que todas as pessoas passaram por essas cinco etapas, e portanto todos nós temos as 5 feridas emocionais registradas na mente e no corpo. Cada ferida emocional dá origem ao que chamamos de traço de caráter, e podemos dizer de maneira simples que é “um estilho de pensar, sentir e agir”, os nomes científicos desses traços podem parecer estranhos, mas não se assuste,

O que muda é que cada pessoa tem um Mapa das Feridas Emocionais diferente, ou seja, o percentual de cada ferida que “molda” cada pessoa é único, e você pode saber exatamente quanto % você tem de cada ferida, e como isso te ajuda ou te atrapalha em determinadas situações da vida.

FERIDA DA REJEIÇÃO

A pessoa que tem um percentual alto dessa ferida, terá um corpo mais magro, com muita energia na cabeça e pouca energia (força) no corpo. São pessoas que geralmente usam óculos, extremamente racionais e lógicas, não gostam de contato e falam pouco. São muito criativas, mas tem dificuldade de executar todas as ideias que existem na sua cabeça.

O traço de caráter que surge da ferida da rejeição é o traço esquizóide, e tem uma coisa importante de saber sobre esse traço, os esquizóides odeiam incomodar, por isso não são muito comunicativos e proativos.

Quem tem um percentual alto desse traço não gosta de se expor e morre de medo de ser rejeitado.

(Cada uma dessas etapas tem uma explicação técnica física e biológica, mas eu não vou entrar em detalhes aqui para o conteúdo não ficar muito extenso. Se quiser saber mais, acesse esse outro artigo)

FERIDA DO ABANDONO

Vamos para a segunda ferida emocional, que é a ferida do abandono. As pessoas com percentual alto dessa ferida tem um corpo com formato mais arredondado, muitas vezes com aspectos infantis e um olhar que transmite emoção.

Sabe aquela pessoa que tem um sorriso cativante e conquista a todos com sua alegria e simpatia? É esse tipo de pessoa. Suas emoções são tão intensas, que ela não consegue disfarçar suas emoções.

O traço de caráter que surge dessa ferida é o traço oral. São pessoas sensíveis, extremamente comunicativas (o nome “oral” é bem sugestivo), e adoram contato com pessoas. Não conseguem ficar sozinhas muito tempo, são extremamente sentimentais e morrem de medo de serem abandonadas.

FERIDA DA MANIPULAÇÃO

O terceiro traço de caráter, e eu não quero que você se assuste com o nome, o traço de caráter psicopata (não estou falando daquele que você viu nos filmes e nas novelas, é apenas o nome científico) e surge da ferida da manipulação.

Quem tem muito desse traço de caráter vai ter o corpo em forma de triângulo invertido, maior em cima e menor embaixo: o rosto pode ser triangular (queixo mais pontudo), os ombros podem ser bem mais largos que o quadril, e até mesmo às coxas muito maiores do que as canelas.

Pessoas que tem esse traço com percentual alto são muito bem articuladas. Gostam de comunicar, negociar, liderar e criar planos, mas não são pessoas executoras, eles preferem que os outros façam.

Eles preferem colocar os outros para colocar a “mão na massa” e realizam pouco (podem ser vista como mandona).

Outra característica importante para a mente desse tipo de pessoa é que são pessoas não não gostam de demonstrar seus sentimentos e não têm muita facilidade em se conectarem emocionalmente com outras pessoas. Isso acontece porque o grande medo delas é se sentirem manipuladas ou usadas por outras pessoas.

FERIDA DA HUMILHAÇÃO

A quarta ferida emocional é a ferida da humilhação, que dá origem ao traço de caráter do masoquista (também não é aquele dos filmes).

Pessoas com alta percentual desse traço de caráter masoquista têm o formato do corpo mais quadrado, isso porque ele é preparado para suportar situações difíceis e guardar coisas dentro de si. Elas têm o formato do bumbum bem amassado e trancado, em muitos casos trancado com tanta força que faz com que os pés se abram quando a pessoa fica parada.

A mente molda o corpo do sujeito dessa forma, para evitar “fazer merda”, por isso são pessoas extremamente metódicas e atentas aos detalhes.

São pessoas com um ritmo mais lento, para elas não adianta ter pressa, o importante é fazer aos poucos e com muita atenção, além disso são muito fortes, resilientes e constantes.

Emocionalmente são pessoas sensíveis (que sentem), mas que não demonstram, elas guardam tudo dentro de si. O maior medo de uma pessoa com traço masoquista é falhar e ser exposto, pois isso fará com que ele se sinta muito humilhado.

FERIDA DA TRAIÇÃO (OU INJUSTIÇA)

último traço que se forma com a ferida da traição, é traço de caráter rígido, e quando o assunto é relacionamento amoroso e sexualidade esse traço é o que mais tem dificuldade de entregar seu coração.

Pessoas com percentual alto desse traço de caráter desenvolvem um corpo e uma mente extremamente ágeis e competitivos, o corpo ganha formas torneadas (mesmo sem fazer nadinha de atividade física), que por sua vez fazem com que essas pessoas sejam muito exigentes.

Também vão apresentar muita dificuldade de decidir e focar em uma única coisa. Quem tem o traço de caráter rígido muito alto vive com medo de ser traído, trocado ou excluído das relações.

Agora que você já descobriu um pouco mais sobre cada ferida emocional, e o traço de caráter correspondente, me conta, com qual deles você se identificou mais?

Gabriela Modesto

Meu trabalho é ajudar mulheres que estão com vontade de comprar uma passagem só de ida pra Lua para fugir de todos os problemas. E ajudo mulheres exaustas e sobrecarregadas a se livrarem do estresse, ansiedade, burnout e depressão. Eu acredito que toda mulher merece viver uma vida plena, feliz e serena!

Website: https://gabrielamodesto.com.br