O Grande Mito da Gestão do Tempo

Se você vive dizendo que precisa de mais tempo para fazer tudo o que você precisa, eu tenho uma notícia pra  te dar: o dia só tem 24h e isso nunca vai mudar.

Mas porque algumas pessoas conseguem ser tão produtivas e outras se sentem cansadas, exaustas e ainda com mil coisas acumuladas para o dia seguinte?

O segredo é a gestão do tempo: organização, planejamento e ação.

Muitas mulheres me procuram porque se sentem sobrecarregadas, e frustradas com o acúmulo de tarefas. E elas pensam que planejar a sua rotina vai tirar a sua liberdade.

Esse é um grande MITO.

Se você, assim como eu, considera a sua liberdade MUITO importante, pode dar a impressão de que, se você fizer um planejamento ou seguir uma rotina, você nunca mais vai ter tempo ou poder escolher fazer o que gosta.

É aí que mora o engano.

Quando você não planeja, vai fazendo as atividades que vão surgindo, de modo aleatório, e não necessariamente são as mais importantes. Dessa forma, aquelas atividades que não “aparecem na sua frente” você vai deixando pra depois – porque não existe um critério para a tomada de decisão.

No fim do dia você está cansada, tem absoluta certeza de que fez mil coisas, porém, sente que não fez nada do que realmente era importante, e isso leva à frustração e ansiedade, pois já sabe que no dia seguinte vai acontecer o mesmo.

E mesmo quando você espera o fim de semana chegar, para se livrar das preocupações do trabalho, você se pega pensando várias vezes: “preciso lembrar de fazer isso” ou “não posso esquecer de comentar tal coisa com fulano”.

E no meio de tantas atividades, o tempo pra você vai ficando sempre pra depois. Aquela consulta médica que já remarcou muitas vezes. Aquele café com as amigas que você deixou para outro dia. Aquela massagem que você quer tanto fazer, mas nunca sobra tempo.

Se você ficar esperando SOBRAR tempo, esse tempo nunca vai chegar.

Quando você não tem um planejamento, um roteiro, ou no mínimo uma lista de atividades com definição de prioridades, a sua mente fica “perdida” ao ter que decidir o tempo todo se faz isso ou aquilo, e nessa situação ela normalmente escolhe um desses caminhos: ou vai fazendo tudo o que aparece pela frente – e termina o dia esgotada e com a sensação de que não fez muita coisa, ou vai deixando tudo pra depois  e fica com a sensação de que apenas perdeu tempo. Em nenhuma dessas maneiras você se sente livre.

Ao fazer um planejamento (que pode ser diário, semanal ou até mesmo mensal, dependendo do seu estilo de vida) você experimenta de verdade o exercício de liberdade e passa a tomar decisões de como você deseja organizar o seu dia! Organize o seu tempo da melhor pra você: além das atividades de trabalho inclua também os cuidados com a casa, atividades com a família e os filhos, lembre-se do mais importante: TEMPO PARA VOCÊ.

Liberdade é isso: além de fazer as atividades que são realmente importantes, você também tem tempo pra você. Esse tempo para recuperar as energias, fazer coisas que te dão prazer, como ler um livro, assistir o episódio da sua série favorita na Netflix, fazer uma massagem, etc. E além da liberdade, você ainda vai estar desenvolvendo algo muito mais importante: o amor próprio!

Comece agora mesmo a  planejar suas atividades: pessoais e profissionais. Só assim você realmente estará livre, e será dona do seu tempo.

Gabriela Modesto

Terapeuta com mais de 20 anos de experiência. Direciona mulheres que estão com os nervos à flor da pele devido à sobrecarga, estresse, ansiedade, burnout e depressão. Sua mente mais calma e mais produtiva, pra você viver uma vida plena, feliz e serena!

Website: https://gabrielamodesto.com.br